MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO
1. (PUC - MG) Um objeto, movendo-se em linha reta, tem, no instante 4,0 s,
a velocidade de 6,0 m/s e, no instante 7,0 s, a velocidade de 12,0 m/s. Sua aceleração
média, nesse intervalo de tempo, é, em m/s 2?
a) 1,6
b) 2,0
c) 3,0
d) 4,2
e) 6,0
2. (Unifor-CE) A equação da velocidade de um móvel é v = 20 - 5t, no SI.
Em que instante a velocidade desse móvel se anula?
a) 0
b) 2
c) 4
d) 5
e) 20
3. (Fuvest-SP) Partindo do repouso, um avião percorre a pista com
aceleração constante e atinge a velocidade de 360 km/h em 25 segundos. Qual o
valor da aceleração, em m/s 2?
a) 9,8
b) 7,2
c) 6,0
d) 4,0
e) 2,0
4. (PUC-RS) A aceleração de um móvel informa a maneira como a
velocidade varia. Dizer que a aceleração escalar de um móvel é de 2 m/s2
significa que:
a) o móvel percorre 2 m em cada segundo.
b) em cada segundo o móvel percorre uma distância que é o dobro da percorrida no segundo anterior.
xc) a velocidade escalar do móvel varia de 2 m/s em cada segundo.
d) a velocidade escalar do móvel varia de 2 m em cada segundo.
e) a velocidade escalar do móvel varia de 2 m/s em cada segundo ao quadrado.
b) em cada segundo o móvel percorre uma distância que é o dobro da percorrida no segundo anterior.
xc) a velocidade escalar do móvel varia de 2 m/s em cada segundo.
d) a velocidade escalar do móvel varia de 2 m em cada segundo.
e) a velocidade escalar do móvel varia de 2 m/s em cada segundo ao quadrado.
5. Um caminhão com velocidade escalar de 36 km/h é freado e pára em
10 s. Qual o módulo da aceleração escalar média do caminhão durante a freada?
a) 0,5 m/s2.
xb) 1,0 m/s2.
c) 1,5 m/s2.
d) 3,6 m/s2.
e) 7,2 m/s2.
xb) 1,0 m/s2.
c) 1,5 m/s2.
d) 3,6 m/s2.
e) 7,2 m/s2.
6. (UEAR) Um maquinista aciona os freios de um trem, reduzindo sua
velocidade escalar de 80 km/h para 60 km/h, no intervalo de 1 min. Neste
intervalo, a aceleração escalar do trem foi de:
a) 20 km/h2.
b) -20 km/h2.
c) -0,3 km/h2.
d) 1,2.103 km/h2.
xe) -1,2.103 km/h2.
b) -20 km/h2.
c) -0,3 km/h2.
d) 1,2.103 km/h2.
xe) -1,2.103 km/h2.
7. (Uniube-MG) Dois móveis, A e B, estão em uma trajetória
retilínea, sendo a função horária das posições, respectivamente SA =
8 + 3t e SB = 4t2. Se as unidades estão no SI (Sistema
Internacional), pode-se concluir que:
a) o móvel A apresenta aceleração escalar de 3 m/s2.
xb) o móvel B apresenta aceleração escalar de 8 m/s2.
c) o móvel A apresenta movimento uniformemente acelerado.
d) o móvel B apresenta movimento uniforme.
e) os móveis A e B encontrar-se-ão no instante 5 s.
xb) o móvel B apresenta aceleração escalar de 8 m/s2.
c) o móvel A apresenta movimento uniformemente acelerado.
d) o móvel B apresenta movimento uniforme.
e) os móveis A e B encontrar-se-ão no instante 5 s.
8. (UEL-PR) A função horária da posição de um móvel que se desloca
sobre o eixo do x é, no Sistema Internacional de Unidade, x = -10 + 4t + t2.
A função horária da velocidade para o referido movimento é:
xa) v = 4 + 2t.
b) v = 4 + t.
c) v = 4 + 0,5t.
d) v = -10 + 4t.
e) v = -10 + 2 t.
b) v = 4 + t.
c) v = 4 + 0,5t.
d) v = -10 + 4t.
e) v = -10 + 2 t.
9. (Mackenzie-SP) Tássia, estudando o movimento retilíneo
uniformemente variado, deseja determinar a posição de um móvel no instante em
que ele muda o sentido de seu movimento. Sendo a função horária da posição do
móvel dada por x = 2t2 - 12t + 30, onde x é sua posição em metros e
t o tempo de movimento em segundos, a posição desejada é:
xa) 12 m.
b) 18 m.
c) 20 m.
d) 26 m.
e) 30 m.
b) 18 m.
c) 20 m.
d) 26 m.
e) 30 m.
10. (UEFS-BA) Um automóvel que parte do
repouso e percorre 50 m em 5 segundos, com aceleração constante, ao final do
percurso, atingirá velocidade em km/h, igual a:
(01) 36.
(02) 54.
x(03) 72.
(04) 90.
(05) 108.
(02) 54.
x(03) 72.
(04) 90.
(05) 108.
11. (UFMS) Um carro passa por um radar colocado em uma estrada longa
e retilínea. O computador ligado ao radar afere que a equação horária obedecida
pelo carro é dada por x(t) = 2 + 70t + 3t2, onde x é medido em km e
t em horas. Considerando que o carro é equipado com um limitador de velocidade
que não permite que ele ultrapasse os 100 km/h e que no instante t = 0 h o
carro passa exatamente em frente ao radar, é correto afirmar que:
(01) o radar está a 2 km do início da estrada (km zero).
(02) se a velocidade máxima permitida no trecho for de 60 km/h, o condutor será multado por excesso de velocidade.
(04) a velocidade do carro aumenta a uma taxa de 6 km/h em cada hora.
(08) após 1 hora o carro passará pela cidade mais próxima do radar, que se encontra a 73 km do mesmo.
(16) após 5 horas o controlador de velocidade será acionado.
(02) se a velocidade máxima permitida no trecho for de 60 km/h, o condutor será multado por excesso de velocidade.
(04) a velocidade do carro aumenta a uma taxa de 6 km/h em cada hora.
(08) após 1 hora o carro passará pela cidade mais próxima do radar, que se encontra a 73 km do mesmo.
(16) após 5 horas o controlador de velocidade será acionado.
Dê
como resposta a soma das afirmativas corretas.
8. 31 (01+02+04+08+16)
12. (Unioeste-PR) Na figura a seguir são dadas as distâncias
percorridas por um carro, em movimento retilíneo uniformemente variado, em
intervalos de tempo de 1 segundo.
Com
relação ao que foi dado, assinale as alternativas corretas:
(01) o carro possui movimento retardado.
(02) o carro parará no instante t = 5 s.
(04) ao parar, o carro terá percorrido uma distância igual a 50 m.
(08) a aceleração do carro é, em módulo, igual a 4 m/s2.
(16) a velocidade inicial do carro é igual a 20 m/s.
(32) até o instante t = 0,5 s, o carro terá percorrido 9 m.
(64) de 0 a 2 s a velocidade média do carro é igual a 16 m/s.
(02) o carro parará no instante t = 5 s.
(04) ao parar, o carro terá percorrido uma distância igual a 50 m.
(08) a aceleração do carro é, em módulo, igual a 4 m/s2.
(16) a velocidade inicial do carro é igual a 20 m/s.
(32) até o instante t = 0,5 s, o carro terá percorrido 9 m.
(64) de 0 a 2 s a velocidade média do carro é igual a 16 m/s.
Dê
como resposta a soma das afirmativas corretas.
95
(01+02+04+08+16+64)
13. (UFSCar-SP) Um carro parte do repouso com uma aceleração escalar
constante x = 4 m/s2. Sua velocidade média durante os três primeiros
segundos será de:
a) 12 km/h.
xb) 21,6 km/h.
c) 17,6 km/h.
d) 15,2 km/h.
e) 16 km/h.
xb) 21,6 km/h.
c) 17,6 km/h.
d) 15,2 km/h.
e) 16 km/h.
14. (UEL-PR) Certo trem começa a ser observado quando sua velocidade
é de 30 m/s e ele mantém essa velocidade durante 15 s, logo após, ele freia com
aceleração constante de módulo 0,50 m/s2 até parar numa estação. O
trem começou a ser observado quando estava distando da estação:
a) 450 m.
b) 900 m.
xc) 1350 m.
d) 1850 m.
e) 2250 m.
b) 900 m.
xc) 1350 m.
d) 1850 m.
e) 2250 m.
15. (Mackenzie-SP) No instante em que o móvel P passa pela origem de uma trajetória retilínea com velocidade constante, outro móvel, Q, parte dessa origem do repouso, com movimento uniformemente acelerado, de mesmo sentido do movimento do móvel P, deslocando-se nessa mesma trajetória. Após 8 s, a velocidade escalar desses móveis são iguais e a distância entre eles é 48 m. A aceleração do móvel Q vale:
a) 1,0 m/s2.
xb) 1,5 m/s2.
c) 2,0 m/s2.
d) 2,5 m/s2.
e) 3,0 m/s2.
xb) 1,5 m/s2.
c) 2,0 m/s2.
d) 2,5 m/s2.
e) 3,0 m/s2.
16. (Unisa-SP) Dois móveis, X e Y, deslocam-se numa pista retilínea, lado a lado de acordo com as equações horárias, tomadas em relação a um mesmo referencial:
Sx = 50 + 30t
Sy = 10t2
(S m; t s)
O móvel Y estará 350 m à frente de X no instante:
a) 4 s.
xb) 8 s.
c) 12 s.
d) 16 s.
e) 18 s.
xb) 8 s.
c) 12 s.
d) 16 s.
e) 18 s.
17. (FEI-SP) Um corpo A inicia seu movimento em t = 0, partindo do ponto de abscissa 10 m, com velocidade constante v = +3 m/s. No mesmo instante, um segundo corpo B parte da origem dos espaços com velocidade nula e aceleração constante de 2 m/s2. O corpo B alcançará A no instante:
xa) 5 s.
b) 10 s.
c) 15 s.
d) 25 s.
e) Não alcançará nunca, pois B não tem velocidade inicial.
b) 10 s.
c) 15 s.
d) 25 s.
e) Não alcançará nunca, pois B não tem velocidade inicial.
18.
(UESPI) Uma estrada possui um trecho retilíneo de 2000 m que segue paralelo aos
trilhos de uma ferrovia também retilínea naquele ponto. No início do trecho um
motorista espera que na outra extremidade da ferrovia, vindo ao seu encontro,
apareça um trem de 480 m de comprimento e com velocidade constante e igual, em
módulo, a 79,2 km/h para então acelerar o seu veículo com aceleração constante
de 2 m/s2. O final do cruzamento dos dois ocorrerá em um tempo de
aproximadamente:
a) 20 s.
b) 35 s.
c) 62 s.
d) 28 s.
xe) 40 s.
b) 35 s.
c) 62 s.
d) 28 s.
xe) 40 s.
19. (FGV-SP) A fórmula da posição de um móvel, no SI, é dada por s = 20
t - t 2. Em que instantes, em
segundos, a posição desse móvel é s = 0?
a) 0 e 2
b) 0 e 4
c) 2 e 4
d) 3 e 6
e) 2 e 6
20. (UEL-PR) Um móvel efetua um movimento retílineo uniformemente
variado obedecendo à equação horária s = 10 + 10t - 5,0t2 , onde o
espaço é medido em metros e o instante medido em segundos. A velocidade
do móvel no instante t = 4,0s , em m/s , vale:
a) 50
b) 20
c) 0
d) -20
e) -30
21. (Fuvest-SP) Um veículo parte do repouso em movimento retilíneo e
acelera a 2m/s2. Pode-se dizer que sua velocidade e a distância
percorrida, após 3 segundos, valem, respectivamente:
a) 6m/s e 9m
b) 6m/s e 18m
c) 3m/s e 12m
d) 12m/s e 36m
e) 2m/s e 12m
22. (UMC-SP) Um móvel parte do
repouso e, ao fim de 200m, tem velocidade de 40m/s. A aceleração do movimento
vale:
a) 5m/s2
b) 0,5m/s2
c) 4m/s2
d) 8m/s2
e) 9,8m/s2
23. (Unifor-CE) Um móvel parte do repouso e adquire movimento retilíneo
com aceleração constante de 2m/s2. Depois de 5 segundos de
movimento, ele percorreu, em m:
a) 1
b) 2
c) 5
d) 25
e) 50
24. (Santa Casa-SP) Uma partícula parte do repouso, no instante inicial,
com aceleração uniforme e percorre 18m nos primeiros 3,0s. Aos 4,0s de
movimento uniformemente variado, a velocidade instantânea da partícula é, em
m/s, igual a:
a) 16
b) 12
c) 10
d) 8,0
e) 6,0
25. (MACK-SP) Um trem corre a uma velocidade de 20m/s quando o
maquinista vê um obstáculo 50m à sua frente. A desaceleração mínima que deve
ser dada ao trem para que não haja
choque é de:
a) 4m/s2
b) 2m/s2
c) 1m/s2
d) 0,5m/s2
e) 0
26. (UFPE) Um automóvel que vinha a 72km/h é freado e para em 20s. Qual
o valor absoluto da aceleração média do automóvel durante a freada?
a) 0
b) 3,6m/s2
c) 72m/s2
d) 1,0m/s2
e) 13m/s2
27. (UECE) Um trem, que se desloca com aceleração constante, percorre a
distância entre dois pontos separados de 320m em 4s. Se a velocidade, ao passar
pelo segundo ponto, é 100m/s, sua aceleração vale:
a) 15m/s2
b) 12m/s2
c) 10m/s2
d) 8m/s2
28. (UFPA) Uma partícula inicialmente em repouso passa a ser acelerada constantemente
à razão de 3,0m/s2 no sentido da trajetória. Após ter percorrido
24m, sua velocidade é:
a) 3,0m/s
b) 8,0m/s
c) 12m/s
d) 72m/s
e) 144m/s
29. (UFPA) Uma motocicleta pode manter uma aceleração constante de 10m/s2.
A velocidade inicial de um motociclista, com essa motocicleta, que deseja
percorrer uma distância de 500m, em linha reta, chegando ao final com uma
velocidade de 100m/s, é de:
a) 0
b) 5m/s
c) 10m/s
d) 15m/s
e) 20m/s
30. (Osec-SP) Um trem possui a velocidade de 108km/h ao passar por um
ponto A e, após percorrer 125m, passa por um ponto B com velocidade de 72km/h.
A distância percorrida pelo trem até parar, medida a partir do ponto b, é:
a) 50m
b) 100m
c) 225m
d) 301m
d) 426m
31. (UFRN) Um trem corre a uma velocidade de 20m/s quando o maquinista
vê um obstáculo 50m à sua frente. A desaceleração mínima que deve ser dada ao
trem para que não haja choque é de:
a) 4m/s2
b) 2m/s2
c) 1m/s2
d) 0,5m/s2
e) 0
32. (Unimep-SP) Um carro tem velocidade 20m/s quando, a 30m de
distância, um sinal vermelho é observado. Qual deve ser a desaceleração
produzida pelos freios para que o carro pare a 5m do sinal?
a) -8m/s
b) -80m/s
c) -0,4m/s2
d) -8m/s2
e) -80m/s2
33. (PUCC-SP) No instante em que a luz verde do semáforo acende, um
carro ali parado parte com aceleração constante de 2,0m/s2. Um
caminhão, que circula na mesma direção e no mesmo sentido, com velocidade
constante de 10m/s, passa por ele no exato momento da partida.
Podemos, considerando os dados numéricos fornecidos, afirmar que:
a) o carro ultrapassa o caminhão a 200m do semáforo.
b) o carro não alcança o caminhão.
c) os dois veículos seguem juntos.
d) o carro ultrapassa o caminhão a 40m do semáforo.
e) o carro ultrapassa o caminhão a 100m do semáforo.
34. (MACK-SP) Um trem de 120m de comprimento se desloca com velocidade
escalar de 20m/s. Esse trem, ao iniciar a travessia de uma ponte, freia
uniformemente, saindo completamente dela 10s após, com velocidade escalar de
10m/s. O comprimento da ponte é de:
a) 150m
b) 120m
c) 90m
d) 60m
e) 30m
35. (FESP-PE) Uma partícula que se move com aceleração constante de
-4,5m/s2 reduz a sua velocidade inicial para a metade do seu valor
enquanto percorre 27m. A velocidade inicial vale, em m/s:
a) 24
b) 20
c) 18
d) 15
e) 12
36. (UEL-PR) Um trem deve partir de uma estação A e parar na estação B,
distante 4 000m de A. A aceleração e a desaceleração podem ser, no máximo, de
5,0m/s2 e a maior velocidade que o trem atinge é de 20m/s. O tempo
mínimo para o trem completar o percurso de A a B é, em segundos, de:
a) 98
b) 100
c) 148
d) 196
e) 204
37. (Cesesp-PE) Um carro parte do repouso e mantém uma aceleração de
0,50m/s2 durante 40 segundos. A partir desse instante ele viaja 60
segundos com velocidade constante. Finalmente, ele freia uniformemente durante
30 segundos até parar. A distância total, em m, percorrida pelo carro foi de:
a) 1 900
b) 2 600
c) 800
d) 1 200
e) 1 600
38. (OSEC-SP) Um móvel percorre uma trajetória retilínea, em relação a
um dado sistema de referência, com movimento uniformemente variado. Ao passar
pelo ponto A, sua velocidade é de 20m/s e, no ponto B, a velocidade é de 6m/s. Sabendo-se que a
distância BC é o dobro de AB, a velocidade do móvel no ponto C, em m/s é:
a) 10
b) 12
c) 15
d) 16
e) Não pode ser calculada.
39. (UEL) O gráfico abaixo representa a velocidade escalar de um corpo,
em função do tempo.
Pode-se concluir corretamente, de acordo com o gráfico, que o módulo da
aceleração escalar do corpo, em m/s2, e o espaço percorrido, em m,
nos dois segundos iniciais são, respectivamente,
a) 2,0 e 8,0
b) 2,0 e 4,0
c) 1,3 e 4,0
d) 1,3 e 3,0
e) zero e 3,0
40. (UEL) Um caminhão, a 72km/h, percorre 50m até parar, mantendo a
aceleração constante. O tempo de frenagem, em segundos, é igual a
a) 1,4
b) 2,5
c) 3,6
d) 5,0
e) 10,0
Instruções: Para responder às questões de números 41 e 42
considere as informações e o gráfico dados abaixo.
Um móvel de massa 6,0kg, em movimento retilíneo, está na posição s =
5,0m, no instante t = 0.
O gráfico representa a velocidade, em função do tempo.
41. (UEL) O móvel passa pela posição s = 0 no instante t, em segundos,
igual a:
a) 4,0
b) 5,0
c) 6,0
d) 7,0
e) 8,0
42. (UEL) A intensidade da força resultante sobre o móvel no instante t
= 4,0s é, em newtons, igual a
a) zero
b) 12
c) 15
d) 20
e) 24
43. (UEL) O gráfico abaixo representa a velocidade escalar de um corpo,
em função do tempo.
De acordo com o gráfico, o módulo da aceleração desse corpo, em m/s2,
é igual a
a) 0,50
b) 4,0
c) 8,0
d) 12,0
e) 16,0
44. (UEL) O gráfico representa a velocidade, em função do tempo, para o
movimento de um bloco que desliza em um plano inclinado.
Sabe-se que no instante t = 0, o bloco está na posição x = 5,0m. A posição desse bloco no instante t
= 3,0s é, em metros, igual a
a) 5,0
b) 12
c) 15
d) 18
e) 23
45. (UEL) O gráfico abaixo representa o movimento de uma partícula.
Analise as afirmativas seguinte:
I- A velocidade escalar média entre t = 4s e t = 6s é de -1m/s.
II- O módulo do deslocamento entre t = 4s e t = 10s é de 1m.
III- A distância total percorrida desde t = 0 até t = 10s vale 8m.
a) somente I é correta.
b) somente I e II são corretas.
c) somente I e III são corretas.
d) somente II e III são corretas.
e) I II e III são corretas.
46. (PUC-SP) Dois pontos materiais P1 e P2
movimentam-se sobre a mesma reta e no instante t = 0 passam pelo ponto A da
trajetória. A partir daquele instante suas velocidades, em função do tempo, são representadas no gráfico abaixo
pelas retas r1 e r2, respectivamente:
As acelerações escalares dos pontos P1 e P2 valem,
respectivamente:
a) 2m/s2 e 1,6m/s2
b) 1,6m/s2 e 0,4m/s2
c)2,0m/s2 e 0,4m/s2
d) 0,4m/s2 e 2m/s2
e) nenhum dos valores acima.
47. (MACK-SP) O gráfico da velocidade escalar de um ponto material em
função do tempo é o da figura:
Pode-se dizer que o movimento é:
a) acelerado durante todo tempo.
b) retardado nos trechos AB, CD, DE.
c) só retardado no trecho AB.
d) é retardado nos trechos AB e CD.
e) nenhuma das anteriores.
48. (Cesgranrio-RJ) O gráfico corresponde a um movimento retílineo
uniformemente variado, sendo a equação da velocidade:
a) v = (8 + 2 . t)m/s
b) v - (8 - 2 . t)m/s
c) v = (8 + 4 . t)m/s
d) v = (8 - 4 . t)m/s
e) v = (4 + 2 . t)m/s
49. (FGV-SP) O gráfico abaixo representa a variação da velocidade de um
carro que é freado, quando a sua velocidade é 20m/s. A distância percorrida
pelo carro, no intervalo de tempo abrangido pelo gráfico, em m, é de :
a) 30
b) 20
c) 10
d) 8
e) 4
50. (PUC-SP) O diagrama abaixo representa a velocidade escalar de um
móvel, em trajetória retilínea, em função do tempo.
O espaço total percorrido de O até 30 segundos é:
a) 300m
b) 275m
c) 225m
d) 200m
e) 125m
51. (UFPR) A posição inicial para o móvel que descreve o movimento retilíneo, cujo gráfico
velocidade tempo é o representado abaixo, vale 5 metros .
Qual é a equação
horária para o movimento considerado?
a) s = 5 + 10t + 2,5t2
b) s = 5 + 10t + 5t2
c) s = 10t + 10t2
d) s = 10t + 10t2
e) s = 10t + 5t2
52. (FCC) O gráfico abaixo representa a velocidade escalar v, em função
do tempo t, para um trem que faz o percurso entre duas estações. A velocidade
escalar média do trem, entre essas duas estações, vale, em km/h:
a) 1 200
b) 100
c) 50
d) 40
e) 1,7
53. (Fatec-SP) No instante t = 0, uma partícula em movimento retílineo
se encontra na posição A sobre o eixo 0x. A figura abaixo representa o gráfico
da velocidade em função do tempo t. Quando t = 30s, o móvel se encontra na
posição B. A distância de A a B, em metros, é igual a:
a) 300
b) 75
c) 125
d) 50
e) 250
54. (PUC-SP) Dois móveis, A e B, partem da origem dos espaços, no mesmo
instante, seguindo a mesma trajetória retilínea. Supondo que suas velocidades
variem com o tempo de acordo com o gráfico, a distância entre eles, após 10s, é
de:
a) 200m
b) 150m
c) 100m
d) 50m
e) 0m
55. (Ufla-MG) A função de movimento S = f(t) de uma partícula tem a
representação gráfica a seguir. Tendo como referência esse gráfico, são feitas
as seguintes afirmações sobre o movimento dessa partícula.
I.
A partícula parte da origem S0 = 0 em t0 = 0 e atinge a
posição S1 com velocidade constante em movimento progressivo.
II. Entre os instantes t1 e t3, a partícula realiza
movimento retilíneo uniforme progressivo.
III. A partir do instante t3, a partícula inicia seu retorno à posição inicial S0, com aceleração negativa em movimento retilíneo retardado.
Assinale a alternativa correta:
III. A partir do instante t3, a partícula inicia seu retorno à posição inicial S0, com aceleração negativa em movimento retilíneo retardado.
Assinale a alternativa correta:
a) Apenas a afirmação I está correta.
b) Apenas as afirmações I e II estão corretas.
c) Apenas as afirmações I e III estão corretas.
d) As afirmações I, II e III estão corretas.
e) Apenas a afirmação III está correta.
b) Apenas as afirmações I e II estão corretas.
c) Apenas as afirmações I e III estão corretas.
d) As afirmações I, II e III estão corretas.
e) Apenas a afirmação III está correta.
56. (Unitau-SP) Um ponto material se move em uma dimensão tal que sua posição em função do tempo é dada pelo gráfico a seguir:
Considere
as afirmativas:
I. No trecho 0A, a velocidade é constante e a aceleração é nula.
II. No trecho BC, a velocidade é nula.
III. No trecho CD, a velocidade é nula.
IV. No trecho EF, o movimento da partícula ocorre no sentido positivo do eixo X.
V. A velocidade, em todos os trechos é positiva.
VI. A aceleração média, no trecho BD, é nula.
Estão corretas apenas as afirmativas:
II. No trecho BC, a velocidade é nula.
III. No trecho CD, a velocidade é nula.
IV. No trecho EF, o movimento da partícula ocorre no sentido positivo do eixo X.
V. A velocidade, em todos os trechos é positiva.
VI. A aceleração média, no trecho BD, é nula.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II.
b) I e V.
c) V e VI.
d) III e IV.
e) II e III.
b) I e V.
c) V e VI.
d) III e IV.
e) II e III.
57. Em minha cópia não há texto, mas parece faltar alguma coisa, por favor verificar e me enviar correção, se necessário. Os gráficos a seguir representam a posição s, em metros, de dois móveis, em função do tempo t, dado em segundos.
Faltam
informações ao lado dos tracejados, que está ilegível no original, por favor,
me enviar dados corretos.
Supondo
que o último seguimento representado em cada gráfico se prolongue
indefinidamente, é correto afirmar que:
a) Nos 10 segundos iniciais, o espaço percorrido pelo móvel A é maior
do que o percorrido pelo móvel B.
b) Depois dos 5 segundos iniciais, a velocidade do móvel A é o dobro da de B.
c) Nos primeiros 2 segundos, a velocidade do móvel A é o triplo da de B.
d) Depois dos 5 segundos iniciais, os dois móveis têm a mesma velocidade.
e) Os dois móveis estão em constante movimento.
b) Depois dos 5 segundos iniciais, a velocidade do móvel A é o dobro da de B.
c) Nos primeiros 2 segundos, a velocidade do móvel A é o triplo da de B.
d) Depois dos 5 segundos iniciais, os dois móveis têm a mesma velocidade.
e) Os dois móveis estão em constante movimento.
58. (UEPI) Dois móveis, M e N, deslocam-se numa mesma reta. Suas posições, em função do tempo, estão registradas no gráfico. Com base nele, o encontro dos móveis M e N dá-se no instante:
a) 10 s.
b) 5 s.
c) 20 s.
d) 8 s.
e) 30 s.
c) 20 s.
d) 8 s.
e) 30 s.
59. (Uespi-PI) O gráfico representa a velocidade escalar de uma partícula em função do tempo. Podemos afirmar corretamente, pela análise do gráfico:
a) O movimento é retilíneo e uniforme.
b) A aceleração escalar da
partícula é negativa, sua velocidade escalar é positiva e o movimento,
retrógrado.
c) O movimento é uniformemente variado de 0 s a 2 s e uniforme de 2 s em diante.
d) A aceleração escalar da partícula é constante nos 5 s iniciais.
e) O movimento é progressivo retardado.
c) O movimento é uniformemente variado de 0 s a 2 s e uniforme de 2 s em diante.
d) A aceleração escalar da partícula é constante nos 5 s iniciais.
e) O movimento é progressivo retardado.
60. (UEL-PR) O gráfico representa a velocidade escalar de um corpo, em função do tempo.
Pode-se
concluir corretamente, de acordo com o gráfico, que o módulo da aceleração
escalar do corpo, em m/s2, e o espaço percorrido, em m, nos dois
segundos iniciais são, respectivamente:
a) 2,0 e 8,0.
b) 2,0 e 4,0.
c) 1,3 e 4,0.
d) 1,3 e 3,0.
e) Zero e 3,0.
b) 2,0 e 4,0.
c) 1,3 e 4,0.
d) 1,3 e 3,0.
e) Zero e 3,0.
61. (UFMS) O gráfico do espaço (S) em função do tempo (t) de uma partícula está registrado a seguir. Com relação ao movimento da partícula, é correto afirmar que:
a) a trajetória foi retilínea.
b) a velocidade foi sempre positiva.
c) a aceleração foi sempre positiva.
d) a velocidade foi nula em três instantes.
e) o movimento foi uniforme.
b) a velocidade foi sempre positiva.
c) a aceleração foi sempre positiva.
d) a velocidade foi nula em três instantes.
e) o movimento foi uniforme.
62. (Mackenzie-SP) Num trecho retilíneo de estrada, a partir do instante t0 = 0, a velocidade escalar de um automóvel permanece constante durante 2,00 minutos. Logo em seguida, o veículo é acelerado constantemente, durante 2,50 minutos, atingindo a velocidade escalar de 90 km/h. O gráfico que melhor representa a velocidade escalar do automóvel, em função do tempo, com as medidas expressas em unidades do SI, é:
63. (Unitau-SP) O gráfico mostra
a variação da velocidade com o tempo. A variação de espaço e a aceleração
escalar média entre 0 s e 10 s foram, respectivamente:
a) 110 m e -3 m/s2.
b) 100 m e 2 m/s2.
c) 140 m e -1,5 m/s2.
d) 140 m e 2 m/s2.
e) 110 m e -1,2 m/s2.
c) 140 m e -1,5 m/s2.
d) 140 m e 2 m/s2.
e) 110 m e -1,2 m/s2.
64. (PUC-Campinas-SP) Considere os gráficos a seguir:
I. Espaço em função do tempo.
II. Velocidade em função do tempo.
III. Aceleração em função do tempo.
A
respeito desses gráficos é correto afirmar que:
a) somente I e II podem representar o mesmo movimento.
b) somente I e III podem representar o mesmo movimento.
c) somente II e III podem representar o mesmo movimento.
d) os três gráficos podem representar o mesmo movimento.
e) cada gráfico representa um movimento distinto.
b) somente I e III podem representar o mesmo movimento.
c) somente II e III podem representar o mesmo movimento.
d) os três gráficos podem representar o mesmo movimento.
e) cada gráfico representa um movimento distinto.
65. (UFRRJ) O gráfico a seguir representa os movimentos de dois móveis A e B.
Na
figura S (m) com S maiúsculo.
Observando
o gráfico, pode-se afirmar que:
a) em t = 2s e t = 9 s a velocidade do móvel A é igual a velocidade
do móvel B.
b) a aceleração do móvel A é sempre maior que a do móvel B.
c) a velocidade do móvel B em t = 2 s é nula.
d) a velocidade do móvel A em t = 9 s é 7 m/s.
e) em t = 0 s a aceleração do móvel A é 16 m/s2.
b) a aceleração do móvel A é sempre maior que a do móvel B.
c) a velocidade do móvel B em t = 2 s é nula.
d) a velocidade do móvel A em t = 9 s é 7 m/s.
e) em t = 0 s a aceleração do móvel A é 16 m/s2.
66. (Olimpíada Brasileira de Física) Meu original está cortado. Verificar se falta algum texto. Uma bola cai em queda livre a partir do repouso. São medidas a velocidade v e a aceleração a da bola tomando como origem o ponto de partida e convencionando y o eixo vertical apontando para cima. Supondo a resistência do ar desprezível, assinale quais os gráficos consistentes com as medidas:
67. (Enem-MEC) Para convencer a população local da ineficiência da Companhia Telefônica Vilatel na expansão da oferta de linhas, um político publicou no jornal local o gráfico I, representado a seguir. A Companhia Vilatel respondeu, publicando dias depois o gráfico II, onde pretende justificar um grande aumento na oferta de linhas. O fato é que, no período considerado, foram instaladas efetivamente 200 novas linhas telefônicas.
Analisando os gráficos, pode-se concluir que:
a) o gráfico II representa um crescimento real maior do que o do
gráfico I.
b) o gráfico I apresenta o crescimento real, sendo o II incorreto.
c) o gráfico II apresenta o crescimento real, sendo o gráfico I incorreto.
d) a aparente diferença de crescimento nos dois gráficos decorre da escolha das diferentes escalas.
e) os dois gráficos são incomparáveis, pois usam escalas diferentes.
b) o gráfico I apresenta o crescimento real, sendo o II incorreto.
c) o gráfico II apresenta o crescimento real, sendo o gráfico I incorreto.
d) a aparente diferença de crescimento nos dois gráficos decorre da escolha das diferentes escalas.
e) os dois gráficos são incomparáveis, pois usam escalas diferentes.
68. (Enem-MEC) A obsidiana é uma pedra de origem vulcânica, que, em contato com a umidade do ar, fixa água em sua superfície formando uma camada hidratada. A espessura da camada hidratada aumenta de acordo com o tempo de permanência no ar, propriedade que pode ser utilizada para medir sua idade. O gráfico a seguir mostra como varia a espessura da camada hidratada, em mícrons (1 mícron = 1 milésimo de milímetro), em função da idade da obsidiana.
a) é diretamente proporcional à sua idade.
b) dobra a cada 10000 anos.
c) aumenta mais rapidamente quando a pedra é mais jovem.
d) aumenta mais rapidamente quando a pedra é mais velha.
e) a partir de 100000 anos não aumenta mais.
b) dobra a cada 10000 anos.
c) aumenta mais rapidamente quando a pedra é mais jovem.
d) aumenta mais rapidamente quando a pedra é mais velha.
e) a partir de 100000 anos não aumenta mais.
69. (Enem-MEC) Boa parte da água utilizada nas mais diversas atividades humanas não retorna ao ambiente com qualidade para ser novamente consumida. O gráfico mostra alguns dados sobre esse fato, em termos dos setores de consumo.
Fonte: Adaptado de MARGAT, Jean-François. A água ameaçada pelas atividades humanas.
In: WIKOWSKI, N. (Coord.) Ciência e tecnologia hoje. São Paulo: Ensaio, 1994.
Com
base nesses dados, é possível afirmar que:
a) mais da metade da água usada não é devolvida ao ciclo
hidrológico.
b) as atividades industriais são as maiores poluidoras de água.
c) mais da metade da água restituída sem qualidade para o consumo contém algum teor de agrotóxico ou adubo.
d) cerca de um terço do total da água restituída sem qualidade é proveniente das atividades energéticas.
e) o consumo doméstico, dentre as atividades humanas, é o que mais consome e repõe água com qualidade.
b) as atividades industriais são as maiores poluidoras de água.
c) mais da metade da água restituída sem qualidade para o consumo contém algum teor de agrotóxico ou adubo.
d) cerca de um terço do total da água restituída sem qualidade é proveniente das atividades energéticas.
e) o consumo doméstico, dentre as atividades humanas, é o que mais consome e repõe água com qualidade.