Páginas

terça-feira, 2 de março de 2021

VELOCIDADE MÉDIA

 

Velocidade

 

A velocidade é uma grandeza física que exprime de maneira quantitativa a ideia de rapidez do movimento.

Velocidade escalar média

Considere um carro que percorre 100 km em 2 horas. A razão entre o deslocamento e o tempo necessário caracteriza a velocidade escalar média do carro. Então se pode dizer que a velocidade escalar média do carro foi igual a 50 km/h.

 


De forma geral pode-se dizer que:

“Velocidade média entre dois pontos é a velocidade constante que um segundo móvel deveria possuir para percorrer a mesma distância, no mesmo intervalo de tempo.”

 

Velocidade escalar instantânea

 

É fácil observar que o velocímetro de um automóvel não marca sempre uma velocidade, ou seja, não indica a velocidade média. Pode-se dizer que o velocímetro indica a velocidade que o automóvel está desenvolvendo naquele exato instante.

 


A esta velocidade denomina-se velocidade escalar instantânea. A velocidade instantânea é determinada pela velocidade média num intervalo de tempo muito pequeno, que tende a zero e, portanto definida como o limite da razão entre o deslocamento e o intervalo de tempo, onde o intervalo de tempo tende a zero.


Também é possível determinar a velocidade instantânea através da derivada da função horária do espaço. A derivada é um processo matemático que permite obter determinadas grandezas instantâneas.


No caso de uma função polinomial, a derivada dessa função é determinada da seguinte forma:

Função dada: S = a.tb

Cálculo da derivada: v =  = a.b.tb-1

 

Unidades de medida de velocidade

No Sistema Internacional de Unidade (SI), o deslocamento é medido em metros (m) e o intervalo de tempo em segundo (s). A unidade de velocidade então é o metro por segundo (m/s). Na prática, aparecem outras unidades, tais como km/h e cm/s.

 

Para efetuar a conversão de km/h em m/s, tem-se:

Segue uma tabela de conversões:

Km//h

m/s

18

5

36

10

54

15

72

20

90

25

108

30

144

40

180

50

216

60

360

100

 


O texto é de autoria do professor Amilcar Costa (Monte). É expressamente proibida a utilização sem autorização prévia do autor podendo implicar em indenização por uso indevido.