Trabalho da força elétrica
Considere uma carga elétrica q que se desloca de um ponto A para um ponto B de um campo elétrico, cujos potenciais elétricos são respectivamente VA e VB . Neste deslocamento observa-se que sua energia potencial elétrica foi alterada de = q . VA para = q . VB.
Com esta variação de energia potencial, pode-se concluir que ocorreu realização de trabalho.
O trabalho realizado neste caso é determinado por:
tAB = -
Como = q . VA e = q . VB , tem-se:
tAB = -
tAB = q . VA - q . VB
tAB = q (VA - VB)
É importante salientar que a força elétrica é uma força conservativa e dessa forma seu trabalho não depende da trajetória da carga elétrica.
Movimento espontâneo e forçado
Quando a carga elétrica é deslocada de uma posição para outra, pode-se verificar uma facilidade no deslocamento ou uma dificuldade, dependendo se a força elétrica é a favor ou contra o movimento.
Diz-se que o movimento é espontâneo quando a força elétrica ajuda no deslocamento da carga e nesse caso o trabalho da força elétrica é positivo e a energia potencial diminui. No entanto, o movimento é denominado forçado quando a força elétrica dificulta o movimento da carga. Assim o trabalho da força elétrica é negativo e a energia potencial aumenta.
Trabalho nulo
Não haverá realização de trabalho sempre que a variação do potencial elétrico for nula, ou seja, sempre que o potencial inicial e final for igual no deslocamento da carga elétrica.