domingo, 1 de abril de 2012

SIMULADINHO ESTILO ENEM - com gabarito

TODAS AS QUESTÕES FORAM ELABORADAS PELO PROFESSOR MONTENEGRO.


1. O vizinho do lado ouve o som no último volume, a vizinha do andar de cima só anda de salto alto pelo apartamento, os latidos intermináveis dos cachorros, a barulheira do barzinho da esquina, o ponto de ônibus bem em frente ao prédio. SILENCIOOOOO!
O problema da poluição sonora é universal. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), ela é a terceira maior poluição do ambiente, perdendo apenas para o ar e a água. De acordo com a Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia, a exposição a sons intensos é a segunda causa mais comum de deficiência auditiva.
Sabendo que o “nível de intensidade sonora” N é medido numa escala logarítmica, e está relacionada com a intensidade sonora I da onda pela expressão:

em que Io é a intensidade do mais fraco som audível e igual a 10-12 W/m² .
Considere que um carro, ao passar pela rua, tem seu nível de intensidade sonora medida dentro de um apartamento igual a 40 dB, enquanto que um ônibus apresenta um nível de 60 dB. Dentro do apartamento a intensidade sonora do ônibus, é:
a) 2 vezes maior que do carro.
b) 10 vezes maior que do carro.
c) 20 vezes maior que do carro.
d) 100 vezes maior que do carro.
e) 100 vezes maior que do carro.


2. Se você já viu fotografias do espaço, deve ter percebido que o céu é sempre bem escuro. Fotos tiradas na superfície da Lua também. Olhando da superfície da Terra, num dia ensolarado, observa-se que o céu é azul. O que explica este fato é a presença da atmosfera na Terra que provoca um espalhamento da luz. As ondas de cor azul são as que mais espalham.
Outro fenômeno interessante é a formação do arco-íris. Este fenômeno pode ser observado sempre que existirem gotículas de água suspensa na atmosfera e a luz solar estiver brilhando acima do observador em baixa altitude ou ângulo. O arco-íris é um fenômeno óptico que se forma em razão da separação das cores que formam a luz solar.
A seguir seguem informações que se relacionam com a explicação desses fenômenos
I- A luz do sol é uma onda de luz branca formada por várias cores, quando essa luz altera o meio de propagação, os raios luminosos são refratados, sofrendo assim a dispersão.
II- A formação de um arco-íris envolve dois fenômenos básicos da óptica geométrica: A REFLEXÃO e a REFRAÇÃO da luz.
III- Quando a luz solar, branca, sofre desvio, ocorre separação das cores. A ordem das cores é: azul, verde, amarelo e vermelho, em que a luz azul é a que menos devia e a vermelha a que mais desvia, explicando por que o céu é azul e a cor da parte superior do arco íris é vermelha.
IV- Um arco íris nunca surge ao meio dia.

São corretas:
a) apenas I e II.
b) apenas II, III e IV
c) I, II e IV
d) III e IV
e) todas estão corretas


3. Nos últimos anos tem-se falado muito do efeito estufa e suas consequências.
O Efeito Estufa é a forma que a Terra tem para manter sua temperatura constante. A atmosfera é altamente transparente à luz solar, porém cerca de 65% da radiação que recebemos fica retida na atmosfera enquanto que 35% são refletidas para o espaço.

Apesar de o efeito estufa ser figurado como algo ruim, esse processo é um evento natural que favorece a proliferação da vida no planeta Terra, impedindo que a Terra esfrie demais.
Contudo, uma série de estudos realizados por pesquisadores e cientistas, têm indicado que as ações do homem têm agravado esse processo por meio de emissão de gases na atmosfera, especialmente o CO2.
Sobre o efeito estufa e aquecimento global não é correto afirmar:

a) O dióxido de carbono (CO2) produzido pela queima de combustíveis fósseis usados em veículos automotores não é o único agente que contribui para emissão de gases, existem outros como as queimadas em florestas, pastagens e lavouras após a colheita.
b) Com o intenso crescimento da emissão de gases e também de poeira que vão para a atmosfera, certamente a temperatura do ar terá um aumento de aproximadamente 2ºC em médio prazo. Caso não haja um retrocesso na emissão de gases, esse fenômeno ocasionará uma infinidade de modificações no espaço natural e, automaticamente, na vida do homem.
c) O aumento da temperatura média da Terra deve provocar mudanças climáticas drásticas, onde lugares de temperaturas extremamente frias sofrem elevações e áreas úmidas enfrentam períodos de estiagem. Além disso, o fenômeno pode levar áreas cultiváveis e férteis a entrar em um processo de desertificação.
d) O fenômeno do aquecimento global é cíclico e natural, por isso não há necessidade de se preocupar com perda de espécies da fauna e flora, pois as espécies vem se adaptando às mudanças climáticas por séculos.
e) O efeito estufa vem contribuindo para o derretimento das calotas de gelo localizadas nos polos e, consequentemente, provocando uma elevação global nos níveis dos oceanos.


4. Quem nunca ouviu falar das lâmpadas de LED ?
As lâmpadas de LED são aquelas famosas luzinhas do modo stand by de aparelhos eletrônicos, mas seu uso vem sendo muito utilizado para diversas outras coisas.
A formação de luz das lâmpadas de LED é feita através da reação química de um gás presente dentro da lâmpada. Quando ativado, acende a lâmpada inteira, por isso clareia muito mais, ao contrario das lâmpadas incandescentes comuns que precisavam aquecer até que seu filamento fique incandescente gerando assim luz.

As lâmpadas de LED apresentam grande economia e são projetadas para durar mais de cem mil horas de uso.
É possível encontrar em lojas especializadas LEDs no formato de lâmpadas, podendo ser instalada em qualquer local que possua encaixe para lâmpada comum. Estas lâmpadas são mais caras que as fluorescentes, porém a economia proporcionada faz valer a pena, além de ser muito mais belo e sofisticado.

São vantagens do LED, exceto:
a) Desperdiçam pouca energia elétrica. Usam cerca de 80% da energia que consomem na produção de luz.
b) Esquentam pouco. Por isso, podem ser embutidos em estruturas de plástico.
c) São pequenos, resistentes a impactos e não possuem partes móveis como filamentos ou gases.
d) São considerados lixo comum e não precisam de tratamento especial.
e) Os LEDs são mais econômicos que a lâmpada fluorescente, mas o custo de aquisição é elevado, caso a aplicação seja desadequada.


5. Sabe-se que o Brasil possui enorme potencial hidroelétrico, o que permite gerar energia elétrica razoavelmente ‘limpa’ e barata. Essa fonte responde, atualmente, por cerca de 70% da energia elétrica consumida no país. Entretanto, é preciso transportá-la a longas distâncias por meio de linhas de transmissão aéreas, expostas ao tempo e a seus caprichos.
Verifica-se que entre 50% e 70% das falhas ocorridas no passado em linhas de transmissão brasileiras estavam relacionadas, de alguma forma, às condições climáticas – mais especificamente, às chamadas tempestades intensas.
DISTRIBUIÇÃO DA OCORRÊNCIA DE DESCARGAS ELÉTRICA


Embora esses temporais mais fortes, representem apenas cerca de 1% das tempestades que ocorrem no país, caracterizam-se por condições extremas de vento, raios ou precipitação. Combinados ou de forma isolada, esses fenômenos são capazes de interromper o fluxo de energia ao longo das linhas, interferindo de maneira significativa no sistema elétrico.
No Brasil, país com a maior incidência de tempestades no mundo (cerca de 500 mil tempestades por ano), mesmo esse pequeno percentual (1%) equivale a um número expressivo de temporais (algo em torno de 5 mil/ano).
Com o aquecimento global, esse número tende a aumentar nas próximas décadas. Estima que haverá um crescimento de 10% a 30% no número de tempestades a cada grau de aumento da temperatura global.

Os raios são descargas elétricas intensas e ocorrem quando a concentração de cargas nos centros positivo e negativo da nuvem cresce muito e o ar que os circunda não consegue mais isolá-los. Existem diversos fatores que influenciam sua formação: a altitude, a proximidade do mar, a umidade do ar e a ocorrência de frentes frias.

Sobre as descargas elétricas, é falso afirmar:
a) O Brasil é campeão mundial na incidência de raios. O estado mais atingido é o Mato Grosso do Sul por estar na área de encontro da massa de ar fria, vinda do sul, com a quente, vinda da Amazônia e a menor incidência se dá no litoral do Nordeste, em Sergipe.
b) A melhor maneira de evitar acidentes com os raios é evitar ambientes descampados, locais altos e abertos e principalmente praias, campos de futebol e piscinas, não se proteger embaixo de árvores, postes, cercas metálicas e próximo de para-raios.
c) Existem três tipos de raios classificados pela sua origem, também menos comumente chamados descargas iônicas ou atmosféricas: da nuvem para o solo, do solo para a nuvem e entre nuvens.
d) Em grandes cidades, as edificações, a substituição da vegetação por asfalto e a poluição dos automóveis e das fábricas causam alterações atmosféricas (como aumento da temperatura, aumento da concentração de partículas no ar e redução dos ventos) que favorecem a ocorrência de fortes tempestades.
e) Não tem nenhuma relação com o aquecimento global, tanto que a época de maior incidência é no inverno.


6. Um homem de 22 anos morreu depois de ser eletrocutado por um peixe elétrico em um rio, há 130 km de Belém, no Pará. O balneário Levi, onde ocorreu o acidente, é um dos pontos turísticos mais frequentados na cidade de Moju. A vítima e os parentes se divertiam no balneário, quando ele decidiu dar um mergulho. A família não se preocupou porque o rapaz sabia nadar, mas em pouco tempo ele simplesmente desapareceu na água.
Quando o corpo foi retirado do rio, as pessoas que frequentam o lugar começaram a desconfiar que ele pudesse ter sido vítima de um poraquê – também conhecido como peixe elétrico.

O poraquê pode chegar a dois metros de comprimento e 20 kg, seu corpo é alongado e cilíndrico. O nome poraquê, na língua tupi, significa "o que coloca para dormir". Na verdade, esse peixe não poderia ter nome melhor.
Ele possui células musculares capazes de produzir energia (eletrogênese) e captá-la (eletro-recepção). Essas células, chamadas eletrócitos ou eletroplacas, encontram-se na cauda do animal que corresponde a 90% de seu corpo. Os eletrócitos possuem forma de discos que estão dispostas em uma sequência similar a uma associação em série de pilhas elétricas produzindo cada uma 0,15 Volts. Um peixe-elétrico adulto pode ter cerca de dez mil eletroplacas.
De acordo com os dados do texto, pode-se afirmar que um poraquê adulto é capaz de produzir uma tensão de _________ , e se a resistência elétrica de cada eletrócito for 0,05 W, sua corrente de curto circuito será ______.
A alternativa que completa corretamente as lacunas do texto é:
a) 0,15 V, 0,003 A
b) 15.000 V, 300 A
c) 1.500 V, 0,003 A
d) 1500 V, 3 A
e) 0,05 V, 3 A


7. Tendo em vista os inconvenientes da vasta gama de modelos que circulam no mercado, associado a aspectos de eficiência do dispositivo e segurança, em 2004 foi assinada uma portaria que prevê a substituição dos modelos existentes pelo novo padrão brasileiro de plugues e tomadas passando a existir apenas um modelo único.
No dia 1º de janeiro de 2011, venceu o prazo para que o comércio varejista deixe de vender plugues e tomadas do modelo antigo e a etapa final está prevista para 1º de julho de 2011, quando vence o prazo para que o comércio varejista pare de vender aparelhos eletroeletrônicos com o plugue antigo.
Com essa mudança surge um novo problema: o uso abusivo do benjamim, o famoso “T”.

Para seu uso devem-se observar alguns cuidados como:
- Usar em locais onde haja ventilação permanente;
- Não deixar perto de aparelhos que esquentam muito;
- Não permitir que crianças fiquem próximas de benjamins;
- secar bem as mãos antes de ligar uma tomada ou benjamim e nunca desligar um aparelho puxando pelo fio;
Mas o mais importante é não usar o benjamim em caráter definitivo, pois pode sobrecarregar o sistema, dando origem a princípios de incêndio e a problemas nas instalações elétricas.
Sem estes conhecimentos, uma dona de casa liga um benjamim na tomada de 110 V e nele alguns aparelhos elétricos que funcionam nesta voltagem:

- Uma televisão de 29” de 200 W;
- Um secador de cabelo de 1.500 W e
- um aparelho de som de 110 V e 4 A
Se no benjamim vem a orientação:
Tensão Máxima 130 V
Corrente elétrica máxima 15 A
Pode-se afirmar que:
a) a ligação não corre risco já que a corrente elétrica máxima do sistema não chega a 15 A.
b) A ligação não corre risco, pois os aparelhos ligados são todos de 110 V abaixo do valor máximo suportado pelo benjamim.
c) a ligação corre risco, pois em um benjamim não se pode ligar mais de dois aparelhos elétricos.
d) a ligação corre risco, pois no benjamim passará uma corrente elétrica maior que o valor máximo permitido.
e) não se pode avaliar o que acontece, pois não se sabe a potência do aparelho de som.


8. Encontrada 2ª caixa-preta do Airbus da Air France que caiu no Atlântico
A segunda caixa-preta do Airbus A330 da Air France que caiu no Oceano Atlântico, foi encontrada e resgatada do fundo do mar. A informação foi divulgada pela BEA, órgão francês responsável pela investigação do acidente ocorrido em 1º de junho de 2009 pelo do Airbus, que havia decolado do Rio de Janeiro com destino a Paris.
A caixa-preta que contém informações do Cockpit Voice Recorder (CVR), que possui a gravação de voz na cabine foi encontrada e resgatada pelo robô-submarino Remora 6000, a 3.900 metros de profundidade.


Sabendo-se que 1 atm = 1,01 . 105 Pa = 760 mmHg e g = 10 m/s², pode-se concluir que a densidade da água do mar, suposta constante é:
a) 0,90 kg/m³
b) 1,00 kg/m³
c) 1,03 kg/m³
d) 1,3 kg/m³
e) 1,5 kg/m³


9. A questão da utilização de energia atômica entrou novamente em debate após o agravamento da situação nas centrais nucleares em Fukushima, no Japão. Mas essa não é a primeira vez que esta discussão ganha amplitude entre governantes e especialistas. Desde 1986, quando dois reatores explodiram em Chernobyl, lançando 100 vezes mais radiação que a bomba atômica de Hiroshima, os riscos desse tipo de energia criam debate.
Não contribuir para o efeito estufa, não utilizar grandes áreas de terreno, não depender do clima, produzir pouco ou quase nenhum impacto sobre a biosfera entre outros são as vantagens do uso da energia nuclear, mas as poucas desvantagens no uso da energia nuclear são argumentos muito fortes.
A figura a seguir apresenta o esquema de uma usina nuclear.


É incorreto afirmar sobre as usinas nucleares e o uso desta tecnologia:
a) A eletricidade na usina nuclear é gerada por vapor de água. A energia liberada pelo combustível nuclear ferve a água e o vapor gerado move turbinas, que geram a eletricidade.
b) A principal diferença entre uma bomba e um reator nuclear é que, nos reatores, a reação em cadeia é planejada para ser controlada e parar quando necessário. Para isso, uma usina nuclear possui uma série de mecanismos de segurança.
c) Com poucos acidentes até hoje com um nível igual ao superior a 4 de gravidade, numa escala que vai até 7, esta indústria pode ser considerada das menos perigosas, e mesmo que ocorram falhas, as consequências são momentâneas e não ultrapassam as fronteiras dos países.
d) A enorme quantidade de energia libertada pela fissão nuclear é simultaneamente a grande vantagem e a grande desvantagem das usinas nucleares, pois possui potencialidade para resolver as nossas necessidades energéticas, e risco caso não seja rigorosamente controlado.
e) As usinas nucleares apresentam-se como uma alternativa que deve ser seriamente considerada por não contribuir para o efeito de estufa, não depender de reservas de combustíveis fósseis que não são renováveis e por poder ser produzida por quaisquer países que tenham condições tecnológicas e financeiras para fazê-lo.


10. Apesar do primeiro registro histórico da utilização da energia eólica para bombeamento de água e moagem de grãos datarem de 200 a.C. na Pérsia, acredita-se que os chineses por volta de 2000 a.C. já utilizavam cata-ventos rústicos para irrigação. A introdução dos cata-ventos na Europa deu-se, principalmente, no retorno das Cruzadas há 900 anos promovendo uma forte e decisiva influência na economia agrícola por vários séculos. Com o surgimento da máquina a vapor, iniciou-se o declínio do uso da energia eólica. No final do século XIX iniciou-se a adaptação dos cata-ventos para geração de energia elétrica.

Com a redução dos combustíveis fósseis e a necessidade na redução da poluição para reduzir o efeito de estufa, os governos procuram substituir esta fonte de energia por outras que não dependam de reservas e sejam renováveis.
O uso da energia eólica tem as seguintes vantagens, exceto:
a) É inesgotável;
b) Não emite gases poluentes nem gera resíduo;
c) o vento sempre sopra quando a eletricidade é necessária, o que facilita a integração da sua produção no programa de exploração;
d) Os parques eólicos são compatíveis com outros usos e utilizações do terreno como a agricultura e a criação de gado;
e) É uma das fontes mais baratas de energia podendo competir em termos de rentabilidade com as fontes de energia tradicionais.


11. Um forte terremoto de magnitude 8,9 atingiu nesta sexta-feira (11/03/2011) a costa nordeste do Japão, segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS), gerando um tsunami (onda gigante com potencial destrutivo) de até dez metros de altura que varreu a costa do país, matando pelo menos 288 pessoas e causando destruição.
O abalo provocou um tsunami que alcançou áreas da cidade japonesa de Sendai, na ilha de Honshu, a principal do arquipélago japonês.
O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, agência americana, emitiu um alerta para vários países na costa do Oceano Pacífico e o governo do Chile determinou a saída de moradores da cidade de Valparaíso situada no litoral do país situada a 17.000 km do local do tremor, que pode ser afetada pelas ondas.

A imagem divulgada pelas autoridades meteorológicas dos EUA mostra a previsão de como o tsunami vai viajar pelo Oceano Pacífico nesta sexta-feira (11). O tremor ocorreu às 14h46 locais, 2h46 de Brasília. (Foto: AFP PHOTO/NOAA/HO)

Com as informações dadas no texto, pode-se afirmar que a velocidade das ondas do tsunami é aproximadamente igual a:
a) 2000 km/h
b) 800 km/h
c) 300 km/h
d) 100 km/h
e) 50 km/h


12. Atualmente, avaliar o montante da reserva mundial de petróleo é uma questão de interesse estratégico, visto que ele responde por 1/3 de toda a energia usada no mundo e pela quase totalidade dos combustíveis usados nos transportes. Entidades especializadas no assunto dizem que mais da metade de toda reserva de petróleo já foi extraída e usada, e até o ano de 2050 a extração estará reduzida a 20% da atual.
Sem poder reduzir o declínio da extração do petróleo, engenheiros buscam alternativas. Uma delas é uma maior eficiência dos motores, pois, maior eficiência implica menor consumo de combustível e menor emissão de poluentes.
O gráfico a seguir apresenta a evolução da eficiência dos motores de explosão interna.

Sabe-se que num motor, a temperatura de combustão adiabática da gasolina é de 2.300 K (fonte quente) e a temperatura de trabalho admissível para o aço é 925 K (fonte fria), e que o limite para a eficiência de um motor pode ser determinado por  h = 1 – T2/T1 (Ciclo de Carnot). Se a evolução da eficiência dos motores a explosão interna continuar com a mesma taxa de crescimento, pode-se dizer que a eficiência máxima dos motores ocorrerá próximo do ano:

a) 2020
b) 2030
c) 2045
d) 2060
e) 2100


13. O choque de um asteroide contra a Terra parece mais um cenário de horror num filme de ficção científica do que uma situação real.
Apesar de raras, grandes catástrofes naturais causadas por asteroides já foram registradas na história do planeta. Por exemplo, a queda de um grande asteroide há 65 milhões de anos no México. O choque do corpo celeste de massa aproximada de 4 . 1015 kg com a Terra mudou radicalmente o clima do planeta e resultou no desaparecimento dos dinossauros.

Se a velocidade de colisão foi de 40 km/s e sabendo que a energia dissipada pela bomba atômica em Hiroshima foi de 10 quilotons de TNT (4 . 1012 J), pode-se afirmar que a energia liberada na colisão do asteroide é equivalente a:
a) 8 bombas atômicas de Hiroshima
b) 8000 bombas atômicas de Hiroshima
c) 8 . 107 bombas atômicas de Hiroshima
d) 8 . 1011 bombas atômicas de Hiroshima
e) 8 . 1023 bombas atômicas de Hiroshima


Gabarito comentado