terça-feira, 2 de março de 2021

FENÔMENOS LUMINOSOS

 

Reflexão

 

É o fenômeno que ocorre quando a luz atinge a superfície de um objeto e volta ao meio de origem.

A reflexão ocorre com mais intensidade nas superfícies metálicas polidas, na água e na superfície de vidros e cristais; esta reflexão é chamada de polida ou regular. Entretanto, nas superfícies não polidas, a luz reflete em todas as direções e é chamada de reflexão difusa.

A percepção visual dos objetos iluminados deve-se à reflexão difusa da luz que atinge sua superfície. 

 

Refração

É o fenômeno que ocorre quando a luz atinge a superfície de um meio transparente e o atravessa, mudando a sua velocidade.

SISTEMAS ÓPTICOS

 

Sistema óptico é toda fronteira que separa dois meios diferentes, ou seja, é uma superfície onde ocorrem os fenômenos da reflexão e refração (uma parcela da luz também pode ser absorvida).

 

Sistemas ópticos refletores, (superfícies polidas, espelhos etc.) que são sistemas, onde a maior parte da luz é refletida.

 

Sistemas ópticos refratores, (meios transparentes e homogêneos, lentes, vidros etc.) que são sistemas, onde a maior parte da luz é refratada.

 

Ponto Objeto e Ponto Imagem

 

Com raios de luz incidindo ou emergindo, pode-se observar a formação de imagens a partir de objetos. A seguir, estuda-se a classificação dos pontos objetos e imagens.

 

Ponto objeto: é formado pelo encontro dos raios incidentes num sistema óptico (S).

 


Ponto imagem: é formado por raios que emergem (saem) do sistema óptico (S).