Objetivos de Aprendizagem — Movimento e Repouso
Ao final desta aula, você deverá ser capaz de:
Como usar
Marque os objetivos durante a leitura e retorne aos itens não marcados após praticar em Listas de Exercícios e conferir os Exercícios Resolvidos.
Movimento e Repouso (Referencial)
Entenda por que “movimento” e “repouso” dependem do referencial. Aprenda a identificar o estado de um corpo em diferentes pontos de vista, com exemplos, experimentos simples e exercícios resolvidos.
Objetivos de aprendizagem
- Definir “movimento” e “repouso” como estados relativos a um referencial.
- Identificar o referencial adequado para descrever o estado de um corpo em uma situação real.
- Classificar um corpo como em movimento ou em repouso em relação a diferentes observadores.
- Relacionar trajetória e posição ao longo do tempo de forma qualitativa (sem cálculos).
- Evitar o erro comum de considerar movimento/repouso como absolutos.
Conceito e ideia de referencial
Em Física, dizemos que um corpo está em repouso quando sua posição não muda ao longo do tempo em relação a um referencial escolhido; e está em movimento quando sua posição muda com o tempo em relação a esse mesmo referencial.
O referencial é o “ponto de vista” a partir do qual observamos e medimos posições. Pode ser uma pessoa parada na calçada, o interior de um ônibus, ou até a Terra (para muitos problemas do dia a dia).
Não existe “movimento absoluto” nem “repouso absoluto” no contexto clássico: tudo depende do referencial.
Exemplos visuais e situações do cotidiano
- Passageiro em um ônibus em movimento retilíneo:
- Referencial: ônibus → o passageiro está em repouso (posição não muda dentro do ônibus).
- Referencial: calçada/rua → o passageiro está em movimento (posição muda ao longo da rua).
- Copinho no apoio de um carro: repouso em relação ao carro, movimento em relação ao chão.
- Terra e Sol: uma pessoa “parada” no quintal está em repouso em relação à casa, mas em movimento em relação ao Sol por conta da rotação e translação da Terra.
- Esteira de aeroporto: parado sobre a esteira, você está em repouso em relação à esteira, mas em movimento em relação ao chão do saguão.
Dica para visual: desenhe dois quadros lado a lado com os mesmos personagens e mude apenas o referencial. Peça aos alunos para marcar trajetória em cada quadro.
Experimento simples (em sala ou em casa)
Materiais: celular com câmera, um carrinho (ou garrafa) e uma fita como “pista”.
- Coloque o carrinho sobre a “pista” e marque pontos (0 m, 1 m, 2 m...).
- Filme com o celular parado no tripé: o carrinho estará em movimento em relação à câmera.
- Agora fixe o celular no carrinho (com cuidado): em relação ao celular, o carrinho parece em repouso, mas o cenário “se mexe”.
- Conclua: a classificação “movimento ou repouso” depende de quem observa (referencial).
Extensão: use um app de rastreamento de vídeo (Tracker ou Vernier Video Physics) para marcar posições e discutir como trocar de referencial altera a análise.
Exercícios resolvidos
Ex. 1 — Passageiro no ônibus
Enunciado: Um passageiro está sentado em um ônibus que se move em linha reta e com velocidade constante. Classifique o estado do passageiro em relação a: (a) outro passageiro no ônibus; (b) um pedestre na calçada.
Solução comentada:
- (a) Em relação a outro passageiro (referencial: ônibus), o passageiro está em repouso, pois sua posição não muda dentro do ônibus.
- (b) Em relação ao pedestre (referencial: calçada), o passageiro está em movimento, pois sua posição muda em relação à rua.
Ideia-chave: trocou o referencial, pode mudar a classificação.
Ex. 2 — Copo no carro
Enunciado: Um copo está no porta-copos de um carro que move-se em movimento retilíneo uniforme. Em relação a (a) carro e (b) chão, o copo está em movimento ou repouso?
Solução: (a) Repouso (referencial carro). (b) Movimento (referencial chão/estrada).
Observação: Se o carro acelera ou freia, o estado pode mudar (isso será retomado em MRUV).
Ex. 3 — “Parado” no quintal
Enunciado: Uma pessoa está “parada” no quintal por 5 minutos. Ela está em repouso em relação a (a) casa; (b) Sol?
Solução: (a) Repouso em relação à casa; (b) Movimento em relação ao Sol (rotação e translação da Terra).
Exercícios propostos (com gabarito)
-
Esteira rolante: Uma pessoa fica parada sobre uma esteira rolante no aeroporto. Em relação a (a) esteira, (b) chão do aeroporto, e (c) outra pessoa parada fora da esteira, classifique movimento/repouso.
Gabarito
(a) Repouso; (b) Movimento; (c) Movimento. -
Referencial do ciclista: Um ciclista mantém velocidade constante ao lado de um ônibus. Em relação ao ciclista, o ônibus está em que estado?
Gabarito
Se as velocidades são iguais e na mesma direção e sentido, em repouso (um não muda de posição em relação ao outro). -
Dentro do trem: Uma bola está no chão do vagão. Em relação a (a) passageiro no trem, (b) observador na plataforma, classifique.
Gabarito
(a) Repouso; (b) Movimento. -
Contexto astronômico: Um satélite geoestacionário parece “parado” no céu. Isso significa repouso absoluto?
Gabarito
Não. É repouso em relação a um ponto na superfície da Terra (que gira). Em outros referenciais, ele está em movimento. -
Trajetória x deslocamento (qualitativo): Em um carrossel, a pessoa completa uma volta. Em relação ao carrossel, descreva a trajetória e comente sobre a mudança de posição.
Gabarito
Trajetória circular; em relação ao carrossel, a posição angular muda; em relação ao companheiro no mesmo assento, repouso.
Erros comuns e como evitar
- Absolutizar o estado: dizer que algo “está em repouso” sem dizer em relação a quê. → Sempre nomeie o referencial.
- Confundir trajetória com deslocamento: aqui o foco é qualitativo; deixe o cálculo para as aulas de MRU/MRUV.
- Ignorar acelerações: exemplos de movimento/repouso foram pensados com velocidade constante; se houver aceleração, a descrição muda (tema de MRUV).
Resumo (para revisão)
- Movimento/repouso são conceitos relativos ao referencial.
- Escolher o referencial equivale a escolher “quem observa”.
- O mesmo corpo pode estar em repouso para um observador e em movimento para outro.
- Este é o alicerce para MRU/MRUV, gráficos e funções horárias.
Materiais para download e links úteis
FAQ: dúvidas frequentes
Repouso é “não se mexer”?
É “não mudar de posição” em relação a um referencial. Em outro referencial, pode haver movimento.
Qual referencial devo escolher num problema?
O mais conveniente para descrever a situação com clareza. Em problemas iniciais, geralmente o solo/rua.
Essa ideia aparece no vestibular/ENEM?
Sim, como base para MRU/MRUV e interpretação de gráficos e textos com diferentes observadores.