sábado, 28 de abril de 2012

COMO RESOLVER PROBLEMAS DE FÍSICA (parte 1)

Quem começa a se preparar este ano para os vestibulares ou mesmo aqueles que estão iniciando os estudos no ensino médio, sempre me perguntam como estudar física. Você deve, com muita calma, estudar, seguir as orientações dos professores e o balizamento dado em aula.

O estudo, na verdade, depende de você. Isso é básico: na sala de aula você está sendo orientado, está aprendendo, mas o trabalho pesado deve ser feito em casa, estudando. Para isso você precisa do quê? Precisa ser organizado, ter disciplina e resolver exercícios. Mas qual a melhor forma de resolver problemas de física?

Segue então um roteiro para você seguir e fazer com que se torne uma rotina em suas resoluções:


1ª ETAPA: LER O PROBLEMA

É importante saber ler. Neste caso, saber ler, é ser capaz de imaginar o que está ocorrendo de acordo com o que descreve o enunciado.

Pode ocorrer de você não compreender todo o texto, mas é importante ficar atento aos detalhes para que seja possível "visualizar" o que está sendo dito.


2ª ETAPA: FAZER UM ESQUEMA

Da mesma forma que seu professor, faça um desenho simples da situação para facilitar a visualização da situação problema e a resolvê-la.

Indique no desenho os dados básicos fornecidos indicando o sentido e os valores envolvidos.


3ª ETAPA: MONTE AS EQUAÇÕES E FAÇA AS CONTAS

Observe que se você aplica uma equação sem saber o porquê não faz sentido algum. Então verifique os dados e qual a grandeza procurada para poder determinar qual a melhor forma, ou fórmula, para chegar à resposta correta.


4ª ETAPA: INTERPRETE OS VALORES (A ETAPA MAIS IMPORTANTE!)

Aparentemente você terminou a resolução do problema. Chegou a um valor numérico. Mas será que este número realmente está correto? É possível com ele chegar a alguma conclusão?

Atenção:
 Nem sempre os números obtidos estão corretos. Pode ocorrer erro nas contas, levando a resultados errados. Veja se o resultado obtido é razoável. Se achar que há um erro, confira suas contas e o seu raciocínio.

No próximo post, colocarei uma resolução de exercício passo a passo, de acordo com o que proponho aqui neste texto.