terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Movimento uniforme - encontro e velocidade relativa I


1. Dois móveis, A e B, movimentam-se de acordo com as equações horárias sA = -20 + 4t e sB = 40 + 2t, no S.I. Determine o instante e a posição de encontro dos móveis.

2. Dois móveis, A e B, movimentam-se de acordo com as equações horárias sA = 10 + 7t e sB = 50 - 3t, no S.I. Determine o instante e a posição de encontro dos móveis.


3. Dois móveis percorrem a mesma trajetória e suas posições em função do tempo são dadas pelas equações: sA = 30 - 80t e sB = 10 + 20t (no SI). Determine o instante e a posição de encontro dos móveis.

4. Num dado instante, dois carros estão percorrendo a mesma trajetória, obedecendo às funções horárias s1 = 45 + 5t e s2 = 20t (SI). Determine o instante e a posição do encontro.

5. Dois corpos se deslocam sobre a mesma trajetória, obedecendo às funções horárias s1 = 3 - 8t e s2 = 1 + 2t (SI). Determine o instante e a posição do encontro.

6. Determine o tempo necessário para que os móveis da figura a seguir se encontrem.
a) 2h
b) 3h
c) 4h
d) 5h
e) 6h


7. Dois automóveis, A e B, movem-se em movimento uniforme e no mesmo sentido. Suas velocidades escalares têm módulos respectivamente iguais a 15 m/s e 10 m/s. No instante t = 0, os automóveis encontram-se nas posições indicadas abaixo.
Determine:
a) o instante em que A alcança B;
b) a que distância da posição inicial de A ocorre o encontro.


8. Dois carros movem-se em movimento uniforme, um de encontro ao outro. Suas velocidades escalares têm módulos 12 m/s e 8 m/s, respectivamente. No instante t = 0 os carros ocupam as posições indicadas na figura:

Vamos orientar a trajetória de A para B e adotar a origem dos espaços na posição inicial A.
A resolução deste problema é semelhante ao anterior.
a) Escreva as funções horárias do espaço de A e B.
b) Determine o instante do encontro:
c) A que distância da posição inicial A ocorre o encontro?

9. (Ufla-MG) Dois veículos trafegam em sentidos opostos em uma estrada. Um dos veículos apresenta o dobro da velocidade do outro. No momento em que se cruzam, a velocidade relativa entre eles é:
a) uma vez a menor velocidade.
b) duas vezes a menor velocidade.
c) três vezes a menor velocidade.
d) quatro vezes a menor velocidade.
e) cinco vezes a menor velocidade.

10. Numa noite de neblina, um carro, sem nenhuma sinalização, percorre um trecho retilíneo de uma estrada com velocidade constante de 6 m/s. Em um certo instante, uma moto com velocidade constante de 8 m/s está 12 m atrás do carro. Quanto tempo após esse instante a moto poderá chocar-se com o carro?

11. Dois carros com velocidades constantes de vA = 15 m/s e vB = 12 m/s percorrem a mesma estrada retilínea, um indo ao encontro do outro. Em um determinado instante, a distância que os separa é de 60 m. Calcule, a partir desse instante, o tempo gasto até o encontro e a posição do encontro.


12. A distância entre dois automóveis num dado instante é 450 km. Admita que eles se deslocam ao longo de uma mesma estrada, um de encontro ao outro, com movimentos uniformes de velocidades de valores absolutos 60 km/h e 90 km/h. Determine ao fim de quanto tempo irá ocorrer o encontro e a distância que cada um percorre até esse instante.

13. Dois móveis A e B partem, simultaneamente, do mesmo ponto, com velocidades constantes VA = 6 m/s e VB = 8 m/s. Qual a distância entre eles, em metros, depois de 5s, se eles se movem na mesma direção e no mesmo sentido?
a) 10
b) 30
c) 50
d) 70
e) 90

14. Dois carros, A e B, de dimensões desprezíveis, movem-se em movimento uniforme e no mesmo sentido. No instante t = 0, os carros A e B encontram-se na distância de 1000m um do outro. O carro A tem velocidade de 20 m/s e o B tem 15 m/s. Determine depois de quanto tempo A alcança B.
a) 200 s
b) 100 s
c) 50 s
d) 28,6 s
e) 14,3 s

15. Dois carros se deslocam, numa pista retilínea, ambos no mesmo sentido e com velocidades constantes. O carro que está na frente desenvolve 20m/s e o que está atrás desenvolve 35m/s. Num certo instante, a distância entre eles é de 225m. A partir desse instante, que distância o carro que está atrás precisa percorrer para alcançar o que está na frente?
a) 100m
b) 205m
c) 525m
d) 300m
e) 375m
16. (UFSM-RS) Dois ciclistas percorrem, com velocidade constante, uma pista retilínea.
No instante t = 0, o primeiro encontra-se a 10 m da origem e o segundo a 15 m.
Sabendo-se que suas velocidades escalares são, respectivamente, de 15 m/s e 10 m/s, o
intervalo de tempo decorrido e a distância a partir da origem onde se dará o encontro serão:
a) 1 s e 15 m.
b) 1 s e 25 m.
c) 2 s e 25 m.
d) 2 s e 50 m.
e) 3 s e 25 m.



17. (AFA-SP) Considere dois veículos deslocando-se em sentidos opostos, numa mesma rodovia. Um tem velocidade de 60 km/h e o outro, de 90 km/h. Um passageiro, viajando no veículo mais lento, resolve cronometrar o tempo decorrido até que os veículos se cruzem e encontra o intervalo de 30 s. A distância, em quilômetros, de separação dos veículos, no início da cronometragem, era de:
a) 0,25.
b) 1,25.
c) 2,0.
d) 2,5.