sábado, 16 de junho de 2012

SIMULADO ENEM - FÍSICA - gabarito a partir do dia 25/06/2012

QUESTÃO 1
Em uma competição no Texas Motor Speedway, um circuito oval de 2,4 km de extensão e inclinação de 24° nas curvas, os fiscais de prova cancelaram uma corrida porque os pilotos tiveram vertigens após completarem apenas 10 voltas. Neste circuito os bólidos atingem altas velocidades e curvas fechadas gerando “forças” de quase 5G nas curvas. Um G é a aceleração da gravidade da Terra e quando é multiplicada pela massa de uma pessoa é possível determinar o seu peso.


Quando um carro contorna uma curva, pode-se afirmar que ele acelera o tempo todo pois sua tendência é continuar o movimento em linha reta e assim é necessário receber uma força para o centro da curva, denominada força centrípeta.
Para o carro permanecer na pista nessas condições, completando as curvas é correto afirmar que:

a) os pneus devem ser largos e lisos (slick), pois aumentando a superfície de contato, aumentará a aderência do carro à pista.
b) A aerodinâmica do carro cria uma força para "cima" significativa a 370 km/h. Os defletores de ar (spoilers) que se parecem com asas de avião, deixam o carro mais “leve” diminuindo sua inércia mantendo o carro na pista.
c) As curvas da pista possuem inclinação de 24º. A inclinação não afeta a força G sobre os pilotos, mas aumenta a reação normal do piso contra o carro aumentando assim o atrito dos pneus com a pista.
d) O carro recebe uma força centrífuga para fora da pista. É esta força que faz o carro derrapar.
e) Numa curva de raio 200 m efetuada com velocidade de 360 km/h a aceleração que o carro ele fica submetido é igual a 4G


Questão 2

Praticado desde a antiguidade, o malabarismo é uma das mais típicas artes do circo. Com certeza você já tentou fazer malabares com laranjas ou bolas de tênis. Pode ter sentido dificuldade, mas esta arte exige muito treino.
Num estudo realizado por pesquisadores na Alemanha, com o objetivo verificar as alterações estruturais em áreas do córtex cerebral que estivessem relacionados com o aprendizado de um novo talento, um grupo de 24 jovens voluntários foram desafiados a manter 3 bolinhas no ar por um tempo mínimo de 1 minuto na forma clássica de malabarismo em que as bolinhas são lançadas para o alto alternando as mãos que as lançam.
Os volununtários submeteram-se a uma sessão de ressonância magnética, antes do início do treinamento e depois de 3 meses, quando ficaram muito bons no malabarismo. Foi observado que enquanto o cérebro dos não-malabaristas não mostrava alteração alguma, duas regiões no córtex de todos os novos malabaristas tinham aumentado 3% de tamanho. Essas duas áreas aumentadas participam do processamento visual: uma é responsável pela visão de movimento dos objetos, a outra pela sua localização espacial. Por incrível que pareça, nenhuma alteração em áreas responsáveis pelos movimentos das mãos.

Considere que um malabarista lança uma bolinha com a mão direita e quando esta se encontra na altura máxima de sua trajetória, a mão esquerda lança a segunda bolinha e quando esta estiver em sua altura máxima, a terceira bolinha é lançada e assim sucessivamente. Sabendo que a altura máxima que a bolinha alcança em relação ao ponto de lançamento é 45 cm e que g = 10 m/s², pode-se afirmar que do momento em que uma bolinha sai da mão direita e outra bolinha é agarrada pela mesma mão passou um tempo médio de:
a) 0,1 s
b) 0,2 s
c) 0,3 s
d) 0,4 s
e) 0,5 s


Questão 3

Estima-se que a produção atual de hortaliças no Brasil seja superior a 11 milhões de toneladas com um valor aproximado de 2,5 bilhões de dólares. Esta produção em nosso país apresenta características contrastantes, revelando enormes diferenças na adoção de insumos e tecnologias. A crescente demanda e a exigência pôr produtos de melhor qualidade, tem afetando significativamente a forma da produção e comercialização das hortaliças. Neste sentido, nota-se em diferentes regiões do país, o emprego de novas tecnologias visando a otimização da produção olerícola. Avanços em tecnologias de precisão, incluindo o GPS, cultivo protegido, sistemas computadorizados, fertirrigação, hidroponia, programas de manejo integrado de pragas e doenças, uso de sementes híbridas e/ou produtos geneticamente modificados (transgênicos), mudanças nos hábitos alimentares, e consequentemente mudanças na forma de comercialização, vem sendo associados com a produção olerícola.


O cultivo protegido é uma das tecnologias mais aplicadas em diversas regiões onde o sistema mais difundido é a utilização de estufas.
A utilização destas estruturas possibilita aumentos de produtividade em pequenas áreas com produto final de alta qualidade e mais saudáveis.
As vantagens conhecidas desta tecnologia são: a melhor retenção de umidade no solo, minimizando assim a utilização de irrigação; o maior controle de plantas daninhas; o maior controle de doenças (através da solarização); a redução da lixiviação de fertilizantes; a maior precocidade, devido a maior temperatura do solo; a diminuição da compactação do solo.
Sobre a estufa, pode-se afirmar que:
a) é construída com materiais transparentes, que permitem a passagem de praticamente toda a radiação solar, apesar de ser altamente prejudicial ao desenvolvimento da planta.
b) protege a planta da excessiva exposição aos raios solares, principalmente os raios infravermelhos.
c) sua estrutura tem objetivo de absorver o calor proveniente do Sol e, mantê-lo condicionado em seu interior.
d) filtra os raios ultravioletas, responsáveis pelo aquecimento excessivo do ambiente, assim, favorece o bom desenvolvimento da planta.
e) funciona como a camada de ozônio da Terra, é uma proteção contra a radiação e os ventos solares que chegam ao planeta.


Questão 4

Desde o início da era espacial, há trinta anos, a imagem de astronautas flutuando sem peso em suas naves se tornou bastante familiar. Para o senso comum, a levitação se explica pura e simplesmente pela ausência de gravidade. Mas isso não é verdade.
Chamada de Imponderabilidade, a sensação de ausência de peso, não é devido à inexistência da força gravitacional, mas apenas que ela está exercendo o papel de força resultante centrípeta, necessária para manter o corpo em órbita.

Foto cedida pela Zero Gravity Corporation

Quase todos sonham em flutuar sem esforço como os astronautas no espaço. Isto é possível nos simuladores de ausência de peso sem sair da força gravitacional da Terra. Estes simuladores, são aviões que, a grande altitude, mergulham, numa trajetória que é um arco de parábola, onde a única força de aceleração é a gravidade puxando no sentido vertical.
Rota de vôo parabólica


Sobre a gravidade e a imponderabilidade, é correto afirmar que:

a) na altitude de 34 km, a aceleração da gravidade é reduzida em 10% em relação à aceleração gravitacional na superfície da Terra.
b) Ao atingir a imponderabilidade, a resultante das forças sobre os objetos dentro da espaçonave se anula.
c) pode-se experimentar a imponderabilidade dentro de um elevador em queda livre.
d) A sensação de imponderabilidade depende da massa dos objetos.
e) A sensação de imponderabilidade depende da velocidade da espaçonave.



Questão 5

Sai desse banho!
O movimento de conscientização em prol da sustentabilidade SWU (Starts With You, ou, "Começa com você", em português) lançou um aplicativo que pode ser instalado no celular ou no iPod, para ajudar na mudança de hábitos poucos sustentáveis. O aplicativo chamado de "Sai desse banho", tem o objetivo de incentivar a redução no consumo de água durante o banho de uma forma divertida. O desafio é o usuário ficar menos tempo debaixo do chuveiro, reduzindo de cinco minutos para quatro, de dez minutos para oito ou de 15 minutos para 12. Caso não coniga Quem não conseguir finalizar a limpeza durante o tempo sugerido será punido com um toque de música bem irritante.
Segundo informações dos idealizadores, a diminuição de um minuto do banho por dia equivale à redução de mais de três mil litros no mês. O app alem da brincadeira, apresenta estatísticas referentes a quantos litros de água foram economizados e a evolução do usuário em cada banho.
Além da redução no consumo de água, verifica-se também a redução no consumo de energia elétrica ao reduzir o tempo no banho. Considere um chuveiro de potência 6600 W numa residência onde existem 4 moradores adultos que tomam um banho por dia cada um. Se durante um mês, o tempo de cada banho for reduzido de 15 minutos para 12 minutos, qual a economia de energia elétrica?

a) 1,4 . 106 J
b) 9,9 J
c) 1,4 . 107 kWh
d) 39,6 kWh
e) 39600 J

QUESTÃO 6

A Onda
Manuel Bandeira

a onda anda
aonde anda
a onda?
a onda ainda
ainda onda
ainda anda
aonde?
aonde?
a onda a onda

Em sua obra, A Onda, Manuel Bandeira questiona: - aonde anda a onda? Sabe-se que dependendo da natureza da onda, ela pode andar até no vácuo, onde não existem partículas. No estudo da física, onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio. A principal propriedade da onda é a transferencia de energia de um ponto para outro sem a transferencia de matéria entre dois pontos. Sobre as ondas é correto afirmar que:

a) ondas de rádio e ondas sonoras propagam-se em qualquer meio, tanto material quanto no vácuo.
b) as ondas eletromagnéticas apresentam o fenômeno de polarização, pois são ondas longitudinais.
c) o efeito Doppler é um efeito sonoro que consiste na mudança na intensidade sonora, devido a aproximação ou afastamento da fonte sonora.
d) em um determinado meio, se a frequencia das ondas é aumentada, o comprimento das ondas aumenta na mesma proporção.
e) qualquer onda de rádio tem velocidade de propagação maior do que qualquer onda sonora.



QUESTÃO 7
Com mais de 30 anos de criação, os airbags já salvaram milhares de vidas. Este dispositivo de segurança deve ser usado juntamente como cinto de segurança. Se você colidir com algo, seu airbag pode inflar em menos de um décimo de segundo para protegê-lo das forças de uma colisão frontal.

Os airbags possuem 3 partes em seu funcionamento:
- a bolsa, feita de um tecido fino de náilon, que fica dobrada dentro do volante ou do painel do veículo;
- o sensor que comanda a bolsa para que ela infle;
- o sistema de inflação.



Os airbags são inflados por gás nitrogênio produzido pela reação muito rápida entre o azido de sódio (NaN3) e o nitrato de potássio (KNO3).
É comum pensar que o equipamento é acionado quando ocorre a colisão, mas o sistema funciona a partir da variação brusca de velocidade. Com a colisão ocorre uma desaceleração muito rápida (uma variação em torno de 20 quilômetros por hora em um curto espaço de tempo) que aciona o sensor.
A necessidade do uso do cinto de segurança e o benefício do uso do airbag estão relacionados com:

a) a lei de Pascal, onde a expansão gasosa infla o airbag e segura o motorista.
b) a lei do sistema isolado, onde a variação da quantidade de movimento é igual ao impulso recebido pelo sistema cinto de segurança + airbag.
c) a terceira lei de Newton onde toda ação possui uma reação de sentido contrário.
d) a primeira lei de Newton, onde todo corpo possui a tendência de manter sua velocidade constante.
e) a 1ª. Lei da termodinâmica onde o calor recebido pela reação entre o azido de sódio (NaN3) e o nitrato de potássio (KNO3) é transformado em trabalho realizado na expansão gasosa.


Questão 8


O neoconcretismo foi um movimento artístico que surgiu no fim da década de 1959 como reação ao concretismo ortodoxo que defendia a racionalidade e rejeitava o expressionismo. Seu intuito era acabar com a distinção entre forma e conteúdo. Os neoconcretistas procuravam novos caminhos dizendo que a arte não é um mero objeto: tem sensibilidade, expressividade, subjetividade, indo muito além do mero geometrismo puro. O movimento neoconcreto nunca se impos totalmente, mas destacou alguns artistas como Ferreira Goullar, Paulo Leminski e Lygia Pape.
A artista Lygia Pape (1927-2004) foi escultora, pintora, cineasta, entre outras atividades artísticas.


A figura ilustra uma das obras de Lygia. Considere que a superfície quadrada, opaca e amarela possua 30 cm de lado e em seu centro geométrico o furo quadrado tenha 3 cm de lado.
Por esse furo, a luz do Sol passa de forma que no solo exista uma região com forma retangular iluminada. Se a superfície quadrada possui faces voltadas para o leste e o oeste, e desprezando a espessura do material utilizado para fabricar o quadrado amarelo, é correto afirmar que:


a) Quando a superfície amarela for iluminada com luz monocromática vermelha, ela será vista com a cor alaranjada.
b) A luz, após passar pelo orifício quadrado, forma no solo uma região iluminada retangular explicada pelo princípio da independência dos raios de luz.
c) Em qualquer horário do dia, a área iluminada no solo é maior que a área do furo quadrado.
d) Existe um momento no dia em que não haverá qualquer sombra projetada no solo.

e) A linha da base do quadrado que define o furo mostrado está a uma altura do solo inferior a 12 centímetros.


Questão 9

A foto a seguir mostra um caça sendo reabastecido por um avião tanque em pleno voo. Para o abastecimento ser efetuado, é necessário muito cuidado na manobra. O caça, que se move em relação a um ponto fixo na superfície da Terra deve estar em repouso em relação ao avião tanque quando a mangueira se encaixa na boca do tanque, ocorrendo assim o repouso relativo, garantindo que a mangueira não se solte da boca do tanque.

A ideia de movimento existe mas depende de um referencial adotado. No caso de um míssil lançado por um caça pode-se também verificar o movimento relativo.

Considere que um caça esteja numa trajetória retilínea, com velocidade de 800 km/h em relação a um referencial fixo na Terra e lança um míssil que se afasta dele com velocidade de 300 km/h com o objetivo de abater um avião inimigo que possui velocidade de 500 km/h em relação a um ponto fixo na Terra e que voa em sentido contrário e na mesma trajetória do primeiro caça. Pode-se afirmar que o míssil aproxima-se do avião com velocidade de:
a) 300 km/h
b) 600 km/h
c) 800 km/h
d) 1100 km/h
e) 1600 km/h

Questão 10


O corpo humano não suporta grandes variações em sua temperatura interna. É muito importante o controle da temperatura do corpo humano, pois pode afetar a taxa das reações químicas. Por exemplo, aos 42 ºC, as proteínas começam a cozinhar e todo o organismo entra em pane. No caso do frio, o metabolismo diminui, mas não é tão fatal quanto o calor.
Controlada pelo hipotálamo, os mecanismos usados neste controle pelo nosso corpo são a transpiração (para refrescar a pele) e a tremedeira (para produção de calor).
A temperatura corporal normal em humanos depende basicamente de três fatores:
- local do corpo no qual a temperatura é medida;
- hora do dia;
- nível de atividade do corpo.
Em média, a temperatura corporal é de 36,8 °C.
Quando a temperatura fica acima de 3 graus Celsius da temperatura normal, denomina-se hipertermia. É uma condição aguda que ocorre quando o corpo produz ou absorve mais calor do que pode dissipar. Na hipotermia a temperatura corporal fica abaixo de 2 graus Celsius da temperatura normal.

Sobre o texto, pode-se afirmar que:

a) o hipotálamo é uma glândula que nos faz sentir calor
b) a diferença de temperatura que limita a hipotermia e hipertermia é de 10°C
c) a hipotermia ocorre a partir de 32°C
d) a diferença de temperatura que limita a hipotermia e hipertermia é de 9°F
e) os humanos são seres vivos de sangue quente e por isso a temperatura pode ser maior que 40°C.